ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-
Acessibilidade
ACESSO À
INFORMAÇÃO

POSTADO EM 01 dez 2022 · Administração

Programa Alfa Mais Goiás

No dia 25 de novembro aconteceu o encerramento de mais um ciclo do Programa Alfa Mais Goiás.
O IV encontro ocorreu no salão da Loja Maçônica Vale das Orquídeas em Piracanjuba e contou com a presença de prefeitos, secretários de educação, equipe articuladora e formadoras do Município. O Prefeito Ney Novaes esteve presente no evento.
O Programa Alfa Mais foi criado pelo Governo do Estado de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, que visa a redução dos índices de alfabetização incompleta e letramento insuficiente entre crianças matriculadas nas redes públicas de ensino, e seu objetivo é assegurar a alfabetização completa na idade certa, até os 2 anos de idade. Em 2021 foi realizada a primeira avaliação online e os resultados foram bem positivos e agora acontecerá mais uma avaliação ainda este ano, mas não tem data pré-definida, compreendendo apenas que vai ocorrer no início de dezembro. O objetivo é ver a fluência na leitura do aluno do segundo ano fundamental. Neste ano, houve uma avaliação diagnóstica inicial e acompanhamento de todos os alunos durante o ano letivo.
Segundo Fernanda Costa, Secretária Municipal de Educação, o projeto está sendo muito bem avaliado e já traz bons resultados para as crianças como a Cecília Maria, aluna do Jardim III da Escola Municipal Geracy Pereira dos Santos, fluente com apenas 6 anos de idade, que causou comoção no público que estava presente.
A próxima avaliação vai ser realizada de forma escrita e presencial, onde o município vai aplicar a avaliação de acordo com o calendário disponibilizado pela Secretaria Estadual de Educação.
Na cidade de Professor Jamil, a SEDUC deu todo o suporte tanto tecnológico, quanto pedagógico para que o projeto evoluísse em parceria com toda a Rede Municipal de Ensino.